Diderot e a tese materialista sobre a escuta musical
Resumo
Malgrado o fato de Denis Diderot não ter dedicado um texto para elucidar suas ideias acerca das artes musicais, o tema aparece em alguns dos seus mais importantes escritos, como na Carta sobre os Surdos e Mudos, no Sonho de d’Alembert, e principalmente no diálogo O Sobrinho de Rameau. Entre suas ideias sobre a alma, sobre o belo na música, sobre composição, e sobre a relação entre linguagem e música, há uma questão pouco enfatizada pelos comentadores do enciclopedista, qual seja, sua abordagem materialista da forma como a música afeta, move e emociona os ouvintes. Sendo assim, nosso intuito aqui é apresentar esse aspecto da filosofia diderotiana buscando esclarecer como e por que a música nos move tão profundamente.
Downloads
Referências
DIDEROT, D. Carta sobre os surdos e mudos. In: GUINSBURG, J. Diderot: obras II. Estética, Poética e Contos. Tradução de Jacob Guinsburg, São Paulo, Editora Perspectiva, 2000a.
DIDEROT, D. Paradoxo sobre o comediante. In: GUINSBURG, J. Diderot: obras II. Estética, Poética e Contos. Tradução de Jacob Guinsburg, São Paulo, Editora Perspectiva, 2000b.
DIDEROT, D. Carta sobre os cegos, para uso dos que vêem. In: CHAUÍ, M.S., GUINSBURG, J., Textos Escolhidos/Diderot. Tradução de Marilena de Souza Chauí e Jacó Guinsbug, São Paulo, Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1979a.
DIDEROT, D. Diálogo entre d’Alembert e Diderot. In: CHAUÍ, M.S., GUINSBURG, J., Textos Escolhidos/Diderot. Tradução de Marilena de Souza Chauí e Jacó Guinsbug, São Paulo, Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1979b.
DIDEROT, D. O sonho de d’Alembert. In: CHAUÍ, M.S., GUINSBURG, J., Textos Escolhidos/Diderot. Tradução de Marilena de Souza Chauí e Jacó Guinsbug, São Paulo, Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1979c.
DIDEROT, D. O sobrinho de Rameau. In: CHAUÍ, M.S., GUINSBURG, J., Textos Escolhidos/Diderot. Tradução de Marilena de Souza Chauí e Jacó Guinsbug, São Paulo, Abril Cultural, Coleção Os Pensadores,1979d.
NUNES, J. H. Diderot e as analogias musicais. Goiânia: UFG, 1997.
SANDERS, S. Sound and Sensibility in Diderot’s “Le Neveu De Rameau”. Music & Letters, Oxford, v. 94, n. 2, p. 237-262, 2013.
WOLFE, C.T. Diderot and materialist theories of the self. Journal of Society and Politics, v.9, p.75-94, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).