O retorno da psicanálise ao cinema

Autores

  • Adriano Anunciação Oliveira UFRB

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. In: ŽIŽEK, S. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. p. 105-142.

CULLER, J. What is theory? In: _____ Literary theory: a very short introduction. New York: Oxford University Press, USA, 2000.

BAUDRY, J. L. Cinema: efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base. In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 383-400.

BORDWELL, D. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.

_____________. Figuras traçacas na luz: A encenação no cinema. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Campo Imagético).

BORDWELL, D.; CARROL, N. (Eds.). Post-Theory: Reconstructing Film Studies. Madison: The University os Winsconsin Prees, 1996.

MCGOWAN, T.; KUNKLE, S. Introduction: Lacanian Psychoanalysis in Film Theory. In: MCGOWAN, T.; KUNKLE, S. Lacan and contemporary film. New York: Other Press, 2004. p. xi-xxix.

METZ, C. Le signifiant imaginaire. Paris: Union Générale d'Éditions, 1977.

MULVEY, L. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 437-453.

ŽIŽEK, Slavoj. The Fright of Real Tears. London: British Film Institute, 1999.

______. The Ticklish Subject: the absent centre of political ontology. Paperback edition. London/New York: Verso, 2000.

Downloads

Publicado

2017-02-01