O retorno da psicanálise ao cinema
Resumo
.Downloads
Referências
ALTHUSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. In: ŽIŽEK, S. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. p. 105-142.
CULLER, J. What is theory? In: _____ Literary theory: a very short introduction. New York: Oxford University Press, USA, 2000.
BAUDRY, J. L. Cinema: efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base. In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 383-400.
BORDWELL, D. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.
_____________. Figuras traçacas na luz: A encenação no cinema. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Campo Imagético).
BORDWELL, D.; CARROL, N. (Eds.). Post-Theory: Reconstructing Film Studies. Madison: The University os Winsconsin Prees, 1996.
MCGOWAN, T.; KUNKLE, S. Introduction: Lacanian Psychoanalysis in Film Theory. In: MCGOWAN, T.; KUNKLE, S. Lacan and contemporary film. New York: Other Press, 2004. p. xi-xxix.
METZ, C. Le signifiant imaginaire. Paris: Union Générale d'Éditions, 1977.
MULVEY, L. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 437-453.
ŽIŽEK, Slavoj. The Fright of Real Tears. London: British Film Institute, 1999.
______. The Ticklish Subject: the absent centre of political ontology. Paperback edition. London/New York: Verso, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).