O retrato de Fernando Pessoa enquanto filósofo – uma incursão pelo espólio filosófico de Pessoa
Resumo
Este artigo procura debater e problematizar o alcance filosófico da obra de Fernando Pessoa. Partindo de uma análise dos documentos, em grande parte inéditos, do espólio de Pessoa, pretende demonstrar-se que o alcance filosófico da obra deste autor se estende muito além dos ecos de leituras filosóficas presentes na sua poesia e nas suas ficções. Com efeito, no espólio de Pessoa encontramos inúmeros projectos destinados a futuros livros, ensaios, pequenas produções e diálogos filosóficos. Assim, tendo por base a apresentação do espólio filosófico de Pessoa, o presente artigo visa elucidar em que medida se pode falar de um Pessoa filósofo, para além do “poeta animado pela filosofia”.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).