Os limites da fenomenologia na investigação do imaginário
Resumo
O presente texto contextualiza as dificuldades fenomenológicas e ontológicas que Sartre enfrenta para distinguir imaginário e realidade, distinção essa que, segundo o filósofo francês, Husserl não conseguiu realizar. Se em Esboço para uma teoria das emoções Sartre mantém a posição de que uma fenomenologia pura deve colocar o mundo entre parênteses, na conclusão de O imaginário a consciência só pode ser se colocada em relação ao mundo. E o mundo real, dado a percepção, não se distingue do imaginário apenas pelo ato da consciência: Sartre recusa o idealismo husserliano. O problema da imaginação se constrói em um contexto de rompimento com Husserl que já aponta para a ontologia fenomenológica de O ser e o nada.
Downloads
Referências
SARTRE, Jean Paul. A Imaginação. Trad. Luiz R. Salinas Fortes. Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1987.
______. O imaginário: Psicologia fenomenológica da imaginação. Trad. Duda Machado. São Paulo: Ática, 1996.
______. L’imaginaire. Paris: Gallimard, 2005.
______. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão 5ª ed., Petrópolis: Vozes, 1997.
______. Esquisse d’une théorie dês émotions. Paris: Herman, 1995.
______. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. Trad. Ricardo Leon Lopes. Caruaru: Veredas Favip 2005b.
ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia, volume 12. Trad Conceição Jardim, Eduardo Lúcio e Nuno Valadas. Lisboa: Presença, 2001.
COELHO, I. Sartre e a interrogação fenomenológica do imaginário. 471 páginas. Tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo, 1978.
HUSSERL, Edmund, Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Trad. Marcio Suzuki. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.
LYOTARD, Jean-François. A fenomenologia. Trad. Armindo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 2008.
MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. Crítica da razão na fenomenologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
MOUTINHO, L. D. Sartre – psicologia e fenomenologia. São Paulo: Brasiliense, 1995
SACRINE, Marcus. Sartre entre reflexão fenomenológica e reflexão pura. In Revista Philósophos, v. 17, p. 109-126, 2012.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).