Fernando Pessoa e sua Filosofia da Composição
Resumo
Examinarei alguns níveis formais do paradoxo e da contradição no poema dramático O Marinheiro, de Fernando Pessoa, explicitando aspectos formais do processo de despersonalização que move sua escrita poética. Mostrarei em seguida como, ao trilhar o caminho de despersonalização aberto pela certeza sensível de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos condensa estilhaços de noções reflexivas do sujeito, levando às últimas consequências a despersonalização do eu lírico, tal como teorizado por Fernando Pesso
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A Dialética da Duração. SP: Editora Ática,
BENJAMIN, W. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo
Alemão. SP: Iluminuras, 2002.
BERARDINELLI. C. Fernando Pessoa: Outra Vez te Revejo...
RJ: Nova Aguilar, 2004.
BLANCHOT, M. O Espaço Literário. RJ: Rocco, 2011.
COELHO, A.P. Os Fundamentos Filosóficos da Obra de Fernando
Pessoa. Lisboa: Verbo. 2 vols, 1971.
COELHO, J. do P. Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa.
SP: Verbo, 1977.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Diferença e Repetição. RJ: Graal,
_________. O que é a Filosofia? RJ: Editora 34, 1997.
DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. “Os Pensadores”.
SP: Abril Cultural, 1983.
GIL, J. Fernando Pessoa ou a Metafísica das Sensações. Lisboa.
Relógio d’Água, 1987.
_________. Diferença e Negação na Poesia de Fernando Pessoa,
RJ: Relume Dumará, 2000.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes.
LOURENÇO, E. Pessoa Revisitado: Leitura Estruturante do
Drama em Gente. Lisboa: Gradiva, 2003.
OSAKABE, H. Fernando Pessoa, Resposta à Decadência. SP:
Iluminuras, 2013.
PESSOA, F. Obra em Prosa. RJ: Nova Aguilar, 2006.
_________. Obra Poética. RJ: Nova Aguilar, 2006.
NUNES, B. O Dorso do Tigre. RJ: Editora 34, 2009.
PERRONE-MOISÉS, L. Fernando Pessoa: Aquém do Eu, Além
do Outro. SP: Martins Fontes, 2001.
SENA, J. Fernando Pessoa & Companhia Heterônima. Lisboa:
Edições 70, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).