A Musa laboriosa e a vitoriosa ode: a segunda Ístmica de Píndaro
Resumo
Traduzo inicialmente a segunda Ístmica de Píndaro.
Apresento, em segundo lugar, certas características gerais da
poesia arcaica grega, centrando-me, sobretudo, na lírica coral.
Busco, então, esboçar como nela se encontram determinados
padrões que fazem emergir, sem prescritiva ou regras, diversos
gêneros que se modelam por uma pragmática oral e performática.
Discuto, a seguir, a estrutura básica das Odes dedicadas aos vencedores dos Jogos afim de verificar se a Ístmica é ou não um poema epinício.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).