Travessia do niilismo: ensaio sobre a experiência-limite em Foucault

Autores

  • Jefferson Martins Cassiano Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Universidade de Brasília (UnB).

Resumo

A proposta desse texto é pensar o niilismo possibilitado por uma experiência do pensamento, a partir da noção de experiência-limite de Michel Foucault. Para tanto, adota-se um estilo ensaístico que elabora o argumento sobre temas como a filosofia da suspeita, a morte do Homem e a experiência da crítica literária. Ainda que o niilismo não seja um conceito no qual Foucault se deteve, as implicações de um fenômeno histórico-cultural do niilismo comparecem em suas considerações. Nesse sentido, a noção de experiência-limite pode ser uma maneira de se pensar em tempos de niilismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Martins Cassiano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Universidade de Brasília (UnB).

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília. Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estudante Especial de Mestrado na Universidade de Campinas (Unicamp). 

 

Downloads

Publicado

2020-07-09