Deve-se salvar Antígona da fogueira? Beauvoir em um exercício literário-político contra feminismos idealistas
Resumo
A partir da descrição das noções gerais apresentadas em O segundo sexo, pretende-se trabalhar a hipótese de que a modificação concreta da situação das mulheres passa necessariamente por uma luta conjunta. Uma educação diferenciada dada a uma menina pode levar a atos tais como a da personagem Antígona, que orgulha-se de sua ação solitária que não modifica concretamente a estrutura de uma sociedade. Tentaremos mostrar que Beauvoir vê na personagem da trilogia tebana um feminismo idealista, que se mantém em um discurso universalista e, paradoxalmente, ao mesmo tempo, solipsista. É necessário fazer o movimento oposto e sair da educação diferenciada para uma luta coletiva e concreta.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).