Argumentos auxiliares para a tese da Visão em Deus
Resumo
Neste artigo, examinamos quatro teses recusadas por Malebranche que deram lugar à da Visão em Deus (1674), assim como os argumentos que usou para recusar cada uma delas. Nossa contribuição é a de mostrar que a recusa teve o reforço, nem sempre levado em conta, de pelo menos três outros argumentos que chamamos de “argumentos auxiliares”. Para isso, dividimos o presente artigo da seguinte maneira. Apresentaremos o primeiro deles, o princípio do ocasionalismo segundo o qual somente Deus tem o poder de ser uma causa. Em seguida, discutiremos os outros dois, a saber, o limite dos sentidos e o conhecimento turvo do moi. Por fim, examinaremos a forma como tais argumentos se relacionam com a tese da Visão em Deus.
Palavras-chave: Malebranche; Consciência; Dualismo; Ocasionalismo; Visão em Deus.
Downloads
Referências
BADIOU, A. Malebranche: l’etre – figure theologique (texto etabli par isabelle vodoz). Paris: Librairie Arthème Aayard, 2013.
DESCARTES, R. Discurso do método. Coleção Os pensadores. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Abril Cultural, 2004.
FERNÁNDEZ, J. L. El conocimiento de los cuerpos según Malebranche. Anuario Filosófico, vol. 25, n. 2, pp. 25-59, 1992.
GUEROULT, M. Malebranche: la Vision em Dieu (Chapitre I e Chapitre II). Paris: Aubier, 1955.
KREMER, E. J. Malebranche on Human Freedom. In: NADLER, S. (ed). The Cambridge Companion to Malebranche. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
MALEBRANCHE, N. A busca da verdade. Trad. Plínio J. Smith. São Paulo: Discurso Editorial, 2004.
_____. Entretiens Métaphysique. In: SIMON, P. M. J. (org). Ouevres de Malebranche. Paris: Charpentier, 1846.
_____. Méditations chrétiennes et métaphysiques. In: SIMON, P. M. J. (org). Oeuvres de Malebranche. Paris: Charpentier, 1871.
MONZANI, L. R. Desejo e prazer na idade moderna. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011.
SCHMALTZ, T. Malebranche on Ideas and Vision in God. In: NADLER, S. (org). The Cambridge Companion to Malebranche: Cambridge University Press, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).