À prova de fogo: os obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard e o negacionismo climático
Resumo
Este artigo explora o conceito de “obstáculo epistemológico” de Gaston Bachelard no contexto do negacionismo climático contemporâneo. Na primeira parte, empreendemos uma arqueologia do conceito de “obstáculo epistemológico” através dos livros A Formação do Espírito Científico e A Psicanálise do Fogo. Em seguida, apresentamos os conceitos de “Antropoceno” e “Gaia”. A fim de contrastarmos a epistemologia de Bachelard com a “proposição cosmopolítica” de Isabelle Stengers, também recorremos à textos de Alfred North Whitehead, Bruno Latour e Déborah Danowski. Por fim, argumentamos que, à luz da emergência climática, há uma tensão metafísica dentro da filosofia da ciência de tradição francófona.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-09-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).