Representação e perspectiva em Descartes e Leibniz
Resumo
Esse artigo pretende analisar as diferenças entre as teorias sobre a representação de Descartes e Leibniz a partir do papel radicalmente diferente que o conceito de perspectiva assume nos dois autores. Por mais que ambos os autores dividam uma concepção imagética da representação, o sentido dessas concepções se diferenciam radicalmente no momento em que se analisa a função do ponto de vista em cada caso. Trata-se portanto de analisar a diferença do alcance da representação entre ambos para mostrar como, apesar de existirem continuidades fundamentais, Leibniz se vale do conceito da imagem em perspectiva, entendida no interior do modelo da geometria projetiva inspirada em Desargues, para pensar a representação para além do paradigma da imitação.
Downloads
Referências
BKOUCHE, Rudolf. La naissance de projectif: de la perspective à la géometrie projective, In: RASHED, Roshdi. (org.) Mathématiques et Philosophie de l’Antiquité à l’Âge classique, Paris: Éditions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1991.
BRUNSCHVICG, Leon. Les étapes de la philosophie mathématique, Paris: A. Blanchard, 1993.
DESCARTES, René. Oeuvres de Descartes, (Adams, C. e Tannery, P. Ed.). 11 vol. Paris: Vrin, 1971.
LACERDA, Tessa Moura. A expressão em Leibniz, Tese de doutorado, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.
LEBRUN, Gérard. A noção de “semelhança” de Descartes a Leibniz, In: A filosofia e sua história, São Paulo: Cosac Naify, 2006.
LEIBNIZ, Gottfried Wilhem. Die philosophischen Schriften. Herausgegeben von C. I. Gerhardt. Berlin, Weidmann, 1875-1885, 7 vols.
________. Essais de Théodicée, Paris: Garnier-Flammarion, 2010.
________. Nouveaux essais sur l’entendement humain. Paris: Garnier-Flammarion, 1990.
________. Opuscules et fragments inédits. (Couturat, L. org.). Paris: Félix Alcan, 1903.
________. Sämtliche Schriften und Briefe. Herausgegeben von der Berlin Brandenburgischen Akademie der Wissenschaften und der Akademie der Wissenschaften in Göttingen. 1966-2014.
MALEBRANCHE, Nicolas. Oeuvres, (Rodis-Lewis, G. Ed.), 2 vol., Paris: Gallimard, 1992.
MERLEAU-PONTY, Maurice. L’Oeil et l’Espirit, Paris: Gallimard, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).