O cômico do Fausto de Goethe em O Mestre e Margarida de Bulgákov
Abstract
A intenção deste artigo reside em comparar os modos com que Goethe e Bulgákov se apropriaram da literatura fáustica. Para isso, nos limitaremos a evidenciar as semelhanças e diferenças em relação à presença do cômico nas obras Fausto, de Goethe, e O Mestre e Margarida, de Bulgákov, já que a literatura fáustica em geral têm na comicidade um elemento característico. Trata-se de analisar os contextos filosóficos delas quanto ao cômico, de modo a delimitar os sentidos presentes em Goethe e em Bulgákov. Como resultado de tal percurso temos: 1. Tanto em Goethe como em Bulgákov a temática fáustica assume o papel crucial de colocar a realidade às avessas, de modo a operar uma crítica consequente de seus tempos através do cômico; 2. O Fausto de Goethe exerce uma importante inspiração neste romance de Bulgákov, mas também a aproximação do Fausto a O Mestre e Margarida nos faz atentar para traços pouco salientados da obra de Goethe; 3. É a partir da apropriação russa de Nietzsche que podemos compreender a distância entre as obras quanto aos sentidos da apropriação da literatura fáustica e da presença do cômico nos projetos humanistas que ressoam nelas.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BULGÁKOV, M., O Mestre e Margarida. São Paulo: Ars Poética, 1992.
BULGÁKOV, M., Romanzo teatrale: Le memorie di un defunto. Milão: RCS Rizzoli Libri, 2002.
CAMPOS, H. de. Deus e o diabo no Fausto de Goethe: marginália fáustica. São Paulo: Perspectiva, 2005.
FLUSSER, V. Schriften: Brasilien oder die Suche nach dem neuen Menschen: Für eine Phänomenologie der Unterentwicklung. Band 5. Mannheim: Bollmann Verlag GmbH, 1994.
GIACOIA JÚNIOR, O., Nietzsche como psicólogo. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006.
GOETHE, J. W., Fausto: uma tragédia. Primeira e segunda parte. Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Editora 34, 2004 e 2007.
GROYS, B. Einführung in die Anti-Philosophie. Munique: Carl Hanser Verlag, 2009.
MACHADO, R., 2005. Nietzsche e o Nascimento do trágico. KRITÉRION. Belo Horizonte, nº 112, dez/2005, p.174 a 182.
MATOS, L. F. F. de. Leitor quixotesco: o leitor de Dom Quixote. São Paulo. Tese de doutorado. Departamento de Filosofia da USP, 1979.
RESKE, H. Faust: Eine Einführung. Stuttgart: W. Kohlhammer, 1971.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).