O sujeito moral entre passividade e atividade: Husserl, Levinas e a afecção pelo valor
Abstract
O artigo visa mostrar a relação entre passividade e atividade na constituição do sujeito moral em Husserl e Levinas, tomando como fio condutor o tema da afecção pelo valor. No caso de Husserl, a passividade originária é o fundo obscuro sobre o qual se constitui o ego ativo, aquele que realizará responsavelmente os atos de valoração. No caso de Levinas, o fundo passivo da ipseidade é descrito como significação ética irredutível, fazendo do sujeito um eu no acusativo, vale dizer, um eu que se descobriu como responsável pelo outro e, deste modo, que pode realizar o paradoxo de um agir passivo.
Downloads
References
HUSSERL, E.- Idées diréctrices pour une phénoménologie et
une philosophie phénoménologique pures (Livre second): Recherches
phénoménologiques pour la constitution. Trad. Éliane
Escoubas, Paris: PUF, 1982.
______. L’idea di Europa. Trad. Corrado Sinigaglia, Milano:
Raffaello Cortina Editore, 1999.
______. Lineamenti di etica formale. Trad. Paola Basso e Paolo
Spinicci, Firenze: Le Lettere, 2002.
______. Introduzione all’etica. Trad. Nicola Zippel, Roma-Bari: Laterza, 2009.
LEVINAS, E.- Totalité et Infini, La Haye: Martinus Nijhoff, 1974.
______. Noms propres, Montpellier: Fata Morgana, 1976.
______. Humanismo do Outro Homem. Trad. Pergentino S. Pivatto (coordenador), Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Liberté et commandement, Monpelier: Fata Morgana, 1994 (Paris: Le Livre de Poche).
______. Entre Nós: Ensaios sobre a alteridade. Trad. Pergentino S. Pivatto (coordenador), Petrópolis: Vozes, 1997.
MARION, J.-L.- L’intentionnalité de l’amour; In: ROLLAND, J.- Les cahiers de La nuit surveillée, n. 3, Paris: Verdier, 1984, pp. 225-245.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).