A subversão do modelo de mulher idosa em A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro, à luz das reflexões de Simone de Beauvoir
Abstract
Com base nos apontamentos de Simone de Beauvoir apresentados em O segundo sexo – a experiência vivida (1967), o tema deste trabalho é o estudo da subversão do conceito de mulher idosa em A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro (1999), com relação à personagem-protagonista. Este romance tem como núcleo o relato das aventuras sexuais de CLB, uma libertina sexagenária que sempre viveu as infinitas possibilidades do sexo por meio da experimentação de todas as formas de prazer. Através de questionamentos, ela extrapola o discurso machista que se constrói por meio de dogmas impostos às mulheres em uma sociedade de base patriarcal. Assim, o objetivo é compreender a constituição de CLB em contraste com o padrão social construído acerca da mulher idosa. A metodologia do trabalho quanto à abordagem é exploratória, qualitativa e de cunho bibliográfico. No fim, espera-se ter analisado profundamente a personagem sob o arcabouço proposto para que seja demonstrada a sua tendência singular de anarquizar o discurso e ver, com olhar crítico, os usos e os costumes da sociedade na qual está inserida.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).