Um crisol contra o estado servil: sobre Espinosa, Tratado político, III, 1-9
Abstract
O primeiro parágrafo do capítulo III do Tratado político de Espinosa contém uma verdadeira prova de fogo para a tradução e interpretação do pensamento político (ou político-jurídico) espinosano. Do parágrafo 2º ao 9º, levanta-se o instrumental espinosano contra o que chamo de estado servil, uma aberração política nascida no status civilis e que a este se opõe como resultado da usurpação da coisa pública.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-25
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).