Causa communis e similitudo communis: o universal em Pedro Abelardo
Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de causa comum (causa communis) e semelhança comum (similitudo communis), fundamentos do universal em Pedro Abelardo. Esses conceitos são apresentados por ele na Lógica para principiantes (Logica Ingredientibus), após a crítica à tradição realista e a afirmação de que a universalidade deve ser atribuída às palavras, em que através da autoridade de Boécio, chega-se a uma aporia dos universais. Isso leva o peripatético do Pallet a três novas questões acerca das funções cognoscitivas e significativas do termo universal. Nesse sentido, o artigo apresenta essas questões e os conceitos que surgem como solução a elas. Por fim, observa-se como o autor responde às perguntas de Porfírio na Isagoge a partir dos conceitos apresentados, e à quarta pergunta, que Abelardo mesmo adiciona às porfirianas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-09-08
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).