A percepção do texto musical de Kierkegaard por meio do pensamento de Baumgarten
Abstract
O presente artigo tem como objetivo traçar alguns elementos da estética de Baumgarten no ensaio “Os Estádio Eróticos Imediatos ou o Erótico Musical” (1842), escrito por Kierkegaard sobre Don Juan por meio da análise de passagens específicas das obras dos presentes autores. Esta análise fornecerá as ferramentas para compreender como A, pseudônimo do ensaio, pretendeu criar um texto musical que tenta posicionar o leitor para prestar atenção no que está sendo dito e como está sendo dito.
Palavras-chave: Baumgarten; Kierkegaard; Don Juan; texto musical.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2024-02-06
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).