Jean-Jacques Rousseau: Ideia do Método na Composição de um Livro
Abstract
Escrito por volta de 1745, o texto de Jean-Jacques Rousseau aqui traduzido discorre sobre qual o melhor método para um autor se orientar tendo em vista a produção de um livro, especificamente aquele do gênero que Rousseau chama de 'obra de raciocício'. A partir do conjunto de informações metodológicas fornecidas pelo autor, podemos entender tanto o que ele considerava como sendo a arte de escrever quanto sua posição crítica em relação ao 'Discurso sobre as ciências e as artes', de 1750.Downloads
Download data is not yet available.
References
- “E essa obra, entretanto, cheia de calor e de força, carece absolutamente de lógica e de ordem; de tudo o que me saiu da pena, é o mais fraco de raciocínio e o mais pobre de número e harmonia (...) a arte de escrever não se aprende de uma vez.” (ROUSSEAU, 2008, p. 323/324).
Downloads
Published
2016-01-01
Issue
Section
Translations
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).