Fazer produzir e deixar consumar: as tecnologias de poder em Michel Foucault
Abstract
Este artigo tem como proposta analisar uma indicação feita por Michel Foucault referente às tecnologias de poder. O autor apresenta dois registros acerca das tecnologias de poder: um disciplinar e outro biopolítico. Nesse sentido, propõe-se observar qual modo de vinculação há nas tecnologias de poder quando acionadas por Foucault. Para tanto, busca-se um aporte crítico-teórico nas meditações sobre a técnica de Heidegger, o qual oferecer uma reflexão que não seja a descrição antropológico-instrumental do uso da técnica. Assim, pretende-se identificar que as tecnologias de poder de Foucault revelam uma realidade objetivada na qual o homem aparece como produto e recurso humano.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-01-01
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).