Imagens de si, escritas sobre o(s) Outro(s): uma análise do relato da viagem ao Brasil de Simone de Beauvoir
Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender o relato da viagem ao Brasil de Simone de Beauvoir disposto na obra A força das coisas (1963). Apresento, primeiramente, as tensões entre vida e obra que marcaram a produção beauvoriana e de que forma elas operam nas construções de si elaboradas nas autobiografias. Em seguida, me concentro na exposição da narrativa de sua viagem realizada em 1960, na companhia de Jean-Paul Sartre que tinha o intuito de divulgar a campanha revolucionária de Cuba e o movimento de libertação argelino. Por fim, à luz dos trabalhos de Annabelle Golay (2013) e Manon Garcia (2018), destaco o processo de escrita das autobiografias como um fator fundamental para entendermos as imagens de si de Beauvoir e, sobretudo, os termos, expressões e visões críticas que estruturam o relato do Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-12-26
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).