Notas sobre a tentativa positiva da psicologia concreta de Georges Politzer – Parte II
Resumen
Esta é a segunda parte das notas e explicações que constituem os artigos científicos que não querem ser senão imersões nos textos de Georges Politzer da Revue de psychologie concrète com finalidade puramente exegética e tendo em vista a questão do abandono do “projeto de psicologia concreta” da parte do autor. Tentamos mostrar a relatividade do fracasso de Politzer (que poderia ser apontado como motivo do abandono do projeto de psicologia concreta) em discutir a positividade da psicologia, ou que houve relativo sucesso em sua própria tentativa positiva, pelo menos para observadores históricos como nós.
Palavras-chave: psicologia concreta; psicologia positiva; psicologia mitológica.
Descargas
Citas
BERGSON, H. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Trad. João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70. s.d.
BIANCO, Giuseppe (ed.). La signification du concret. Psychologie et philosophie chez Georges Politzer. Paris: Hermann, 2016.
MARIGUELA, M. Psicanálise e surrealismo: Lacan, o passador de Politzer. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
POLITZER, Georges. A filosofia e os mitos. (Textos Reunidos – 1). Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
______. Contre Bergson et quelques autres. Écrits philosophiques, 1924-1939. Paris: Flammarion, 2013.
______. Crítica dos fundamentos da psicologia. A psicologia e a psicanálise. Trad. Marcos Marcionilo e Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998.
______. Écrits 1. La philosophie et les mythes. Paris: Éditions Sociales, 1973.
______. Écrits 2. Les fondements de la psychologie. Paris: Éditions Sociales, 1969.
______. Le bergsonisme: une mystification philosophique. Paris: Éditions Sociales, 1946.
______. Os fundamentos da psicologia. Trad. Ana Maria Marques de Almeida. Lisboa: Prelo, 1978.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).