Notas sobre os "Apontamentos para uma Estética não-aristotélica": Álvaro de Campos
Resumo
Os Apontamentos para uma estética não-aristotélica, entre outros escritos sobre arte, figuram na obra pessoana como ponto de relevância por se tratar de um esboço para uma “teoria estética” em via contrária à Tradição. Nem sempre atendendo às expectativas de muitos críticos quanto à aplicabilidade de tal pensamento à leitura do próprio Fernando Pessoa, nem demonstrando consistência suficiente enquanto reflexão sistêmica do ponto de vista filosófico, os Apontamentos, mesmo assim nos oferecem, em potencial, margens para uma releitura que transpasse à discussão restritiva de uma estética não aristotélica. Em suma, nosso intuito é mostrar que para além de uma descontinuidade da tradição estética aristotélica, Fernando Pessoa através do discurso de Álvaro de Campos vislumbra um estado em que corpo e arte estabeleçam estreita relação firmada em princípios de força pelo viés da sensibilidade em vez do tradicional caminho da razão. Nesse sentido, não pretendemos emitir conclusões definitivas concernentes aos escritos em questão, visto que entendemos e acolhemos o termo “apontamento” como um prospecto de um trabalho que não se concretizou.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).