Uma hipótese aproximativa entre a generatio aequivoca e as Ideias platônicas na metafísica da natureza de Schopenhauer

Autores

  • Pereira Alves Universidade Estadual de Londrina

Resumo

No presente artigo, tive a intenção de expor uma hipótese de aproximação entre os conceitos de generatio aequivoca (geração espontânea) e de Ideias platônicas a partir da metafísica da natureza de Schopenhauer (livro II de O mundo como vontade e representação), com objetivo de sugerir uma explicação para o surgimento da vida das espécies. Para tal empreendimento, o estudo foi dividido em duas partes: na primeira delas, Introdução à metafísica da natureza de Schopenhauer, apresento os principais conceitos que serão trabalhados na segunda parte, intitulada Enfatizando a relação da generatio aequivoca com as Ideias platônicas, na qual busquei aproximar as Ideias entendidas como um processo de constituição das representações (a partir da tese de Eduardo Brandão) com a possibilidade de pensar Schopenhauer como um evolucionista (nesse caso, tendo por base um texto do filósofo Arthur O. Lovejoy).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pereira Alves, Universidade Estadual de Londrina

- Mestrando em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, PR.

- Participa do Núcleo de estudos Schopenhauer e Nietzsche (UEL)

- Participa do Núcleo de estudos Schopenhauer e Montaigne (UEL)

- Tem artigos publicados a partir da filosofia de Schopenhauer e Kant (revistas Polemos UNB, Kinesis UNESP e revista Paranaense de Filosofia da UNESPAR).

- Dissertação em andamento com a tematica da Liberdade Intelectual em Schopenhauer a partir da obra Sobre a liberdade da vontade.

- Lider de grupo de estudos de leitura compartilhada do Mundo como vontade e representação, desde 2019.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos