A formação da vida intelectual e o ato de ensinar do professor

Autores

  • Willian Kalinowski Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Neste artigo, a partir de Antonin-Dalmace Sertillanges e Santo Tomás de Aquino, abordaremos dois aspectos da vida do professor: 1) a vida intelectual como vocação interior, que exige espírito, condições e métodos que possibilitem a estudiosidade, e 2) a partir de Santo Tomás de Aquino, veremos se o ato de ensinar, após os conhecimentos adquiridos na vida intelectual, é ato da vida contemplativa ou da vida ativa. Esperamos compreender em que medida a vida intelectual possibilita os meios para a formação do mestre e como o ato de ensinar, após os conhecimentos adquiridos pelo professor na vida de estudos, transforma-se em ato da vida ativa.

Palavras-chave: Vida intelectual; estudiosidade; ato de ensinar.

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Biografia do Autor

Willian Kalinowski, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em filosofia na Universidade Federal de Pelotas (2022 - ); Mestre em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas. (2020- 2021); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2016-2019); Professor de cursos livres na escola São Francisco de Assis, em Pelotas, RS (2018 - 2022); Professor de curso on-line de filosofia (2020 - ); Pesquisador no Grupo de pesquisa (Santo Tomás de Aquino) cadastrado no Cnpq; Membro do grupo de estudos de Filosofia Medieval na Universalidade Federal de Pelotas;

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Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Artigos